Estudante de Jundiaí é destaque na maior feira internacional de ciências e engenharia
Conecte-se conosco

Educação

Estudante de Jundiaí é destaque na maior feira internacional de ciências e engenharia

Regeneron ISEF é maior feira internacional de ciências e engenharia, de nível pré-universitário, que contou com a participação de cerca de 1.800 jovens de 65 nacionalidades

Publicado

em

Atualizado há

etecbest
Rafaela, da Etec Benedito Storani, conquistou o terceiro lugar com projeto para desenvolver laboratório portátil (Foto: Divulgação)

Cinco projetos científicos do Brasil se destacaram na maior feira internacional de ciências e engenharia: a Regeneron ISEF 2021, que terminou hoje (21/5), nos Estados Unidos. Desenvolvidos por seis estudantes do ensino médio e técnico da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, os projetos receberam alguns dos prêmios mais cobiçados pelos 1.800 jovens, de 65 nacionalidades, que participaram da feira.

Do Brasil, o destaque foi o projeto da estudante de Jundiaí (SP), Rafaela Curcio, que ficou em terceiro lugar na categoria “Engenharia Ambiental”. Outros três projetos ficaram em quarto lugar nas categorias “Ciências Sociais e Comportamentais”, “Microbiologia” e “Botânica”. Eles foram desenvolvidos por estudantes das cidades de Osório (RS), Salvador (BA) e Toledo (PR). Além desses, o projeto de um estudante de São Paulo (SP) ganhou menção honrosa, concedida por um dos apoiadores do evento. Veja abaixo mais informações sobre os projetos e seus autores.

“Apesar de todas as dificuldades deste último ano, em meio à pandemia e escolas fechadas, nossos professores orientadores e estudantes estão de parabéns, superaram as expectativas”, comemora Roseli Lopes, professora da Poli-USP e coordenadora geral da FEBRACE. “A delegação de estudantes brasileiros na Regeneron ISEF 2021 teve uma participação brilhante, conquistando prêmios relevantes para o Brasil. É uma amostra do talento dos nossos jovens em diversas áreas de Ciências e Engenharia. São brasileiros que nos orgulham por sua resiliência e dedicação e que estão trilhando caminhos de sucesso para o enfrentamento de desafios do presente e do futuro”, destaca.

No total, foram apresentados e avaliados 1.480 projetos em 21 categorias. Os quatro primeiros colocados, em cada categoria, receberam de US$ 3.000 a US$ 500 como prêmios. Os estudantes foram julgados considerando os seguintes critérios: rigor científico, competência e clareza demonstrada no desenvolvimento dos projetos, além da capacidade criativa e pensamento científico dos estudantes.

Por causa da pandemia da Covid-19, neste ano a mostra e a avaliação dos projetos na Regeneron ISEF foram realizados a distância. Por isso, para participar da feira, cada estudante brasileiro ganhou notebook, fone de ouvido, pacote de dados e uma camiseta, oferecidos pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil que patrocinaram a delegação brasileira, composta por 14 estudantes que apresentaram nove projetos.

Todos os projetos brasileiros que venceram na Regeneron ISEF 2021 foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) – a principal mostra nacional de projetos científicos, da qual participam estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todas as unidades da federação. A FEBRACE é filiada à Society for Science, entidade que promove a Regeneron ISEF, e tem direito a indicar anualmente nove projetos para competirem na feira internacional. Os organizadores e patrocinadores da FEBRACE também acompanham os estudantes na competição. Esta é 19ª vez que os estudantes selecionados pela FEBRACE participam da Regeneron ISEF, acumulando um total 67 prêmios, sendo que em duas ocasiões conquistaram o primeiro lugar.

Os vencedores brasileiros

Terceiro Lugar em Environmental Engineering (ENEV) – Prêmio de US$ 1.000
Rafaela Curcio (18)
Projeto: Análise de água automatizada: desenvolvimento de um drone à base de microcontroladores
Orientadores: José Roberto Cunha Jr. e Ricardo Murilo de Paula
Escola: ETEC Benedito Storani, Jundiaí – SP
Cidade: Jundiaí, SP

Quarto Lugar em Behavioral and Social Sciences (BEHA) – Prêmio de US$ 500
Victórya Leal Altmayer Silva (17)
Projeto: FIDERE: desenvolvimento de um App voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho
Orientadores: Flávia Santos Twardowski Pinto e Cláudius Jardel Soares
Escola: IFRS – Campus Osório, Osório – RS
Cidade: Osório, RS

Quarto Lugar em Microbiology (MCRO) – Prêmio de US$ 500
Ana Carolina Gonçalves Selva (17)
Projeto: Potencial fungitóxico de diferentes extratos vegetais sobre o desenvolvimento in vitro do fitopatógeno causador da antracnose em frutos de bananeira – Fase IV
Orientadora: Dionéia Schauren
Escola: Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Unidade II, Toledo
Cidade: Toledo, PR

Quarto Lugar em Plant Sciences (PLNT) – Prêmio de US$ 500
Nicole Melo de Almeida (18) e Yasmin Barreto Teles Fonseca (19)
Projeto: Tecnologia alternativa para aumento germinativo e potencialização de compostos bioativos em culturas de coentro a partir da biomassa de Dunaliella salina incorporada ao biofilme polimérico
Orientadores: Fernando Leal Barreiros Moutinho e Jamile da Cruz Caldas
Escola: SESI Piatã – Escola Djalma Pessoa, Salvador – BA
Cidade: Salvador, BA

Menção Honrosa da International Council on Systems Engineering – INCOSE
Henrique Rodrigues Hissa Amorim (16)
Projeto: Tecnologias imersivas no ensino de astrobiologia
Orientadores: Tiago Bode e Sandra Maria Rudella Tonidandel
Escola: Colégio Dante Alighieri, São Paulo – SP
Cidade: São Paulo, SP

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo
Publicidade